A prática de reaproveitamento de alimentos é cada vez mais comum no cotidiano brasileiro, principalmente devido à crise econômica que o país vem passando, para evitar o desperdício e gerar mais economia dentro de casa. Um exemplo é a prática de reutilizar o pão duro.
Sendo um dos alimentos queridinhos dos brasileiros, o pão é algo que não falta nas casas dos brasileiros e serve para diversos tipos de refeições. Mas você sabia que, mesmo já tendo passado do período de maciez e estando “dormido”, ainda pode gerar algumas comidinhas incríveis?
Continue neste artigo e conheça as principais características do pão, além de seis dicas práticas de como aproveitá-lo, evitando assim o desperdício de alimentos. Confira.
Quais as principais características do pão?
O pão é um alimento feito com ingredientes bem simples, como farinha, trigo ou outro cereal, água e sal. E mesmo sendo algo simples, é muito delicioso pelas formas que as pessoas gostam de criá-lo e utilizá-lo.
Existente há muitos séculos, ele é uma boa fonte de energia, pois contém nutrientes essenciais para o organismo, como carboidratos e proteínas. Mas o que o torna tão atraente são as diferentes formas de preparo e comercialização. Os mais conhecidos:
- Pão francês – também conhecido como pão de sal e cacetinho, é o mais consumido do país. Ele é feito com massa de baguete e sua característica marcante é a crocância;
- Brioche – com aspecto mais saboroso e molhado, essa característica ocorre pela presença de manteiga e ovos na composição;
- Croissant – possui uma massa mais folheada;
- Pão de forma – parecido com o pão caseiro, só mudando a forma de assar;
- Pão de hambúrguer – feito com leite e é normalmente utilizado para comer hambúrguer;
- Focaccia – de origem italiana, leva menos água e mais azeite, além de ser assada em placas, tendo a aparência de pizza.
Como reaproveitar o pão duro? Seis dicas práticas!
O pão é uma comida deliciosa para qualquer hora do dia, principalmente no café da manhã. Mas quando passa do ponto – ou como chamamos de “dormido” –, ele não é tão saboroso, o que faz muitas pessoas jogá-lo fora. Só que o pão duro pode ser útil para vários outros lanches, além das deliciosas torradas feitas no forno.
Quer saber como reaproveitar o pão duro? Confira seis dicas que vão fazer você mudar de ideia e não jogá-lo mais fora:
#1 Transformar em farinha de rosca
Triture o pão duro e transforme-o em farinha de rosca para empanar. Servindo para fazer frango, carne e muitas outras comidas.
#2 Utilizar como base para tortas
Você mistura com os ingredientes da torta e aquece. Fica suculento.
#3 Fazer rabanadas
Pegue um bisnaga de pão velho e acrescente:
- 250 ml de leite
- 1 ovo
- 40 g de açúcar
- 20 g de canela
- 40 g de óleo de girassol
É uma receita deliciosa.
#4 Croutons
Aquelas minitorradinhas servidas com guarnições são uma combinação ótima para sopas e cremes. Basta cortar em cubinhos meia bisnaga de pão velho e acrescentar azeite de oliva e ervas aromáticas, como tomilho ou orégano.
#5 Canapés e entradas originais
Essas famosas entradas podem ser feitas com fatias finas de pão duro. É só torrar as fatias com um pouco de azeite, pimenta e orégano e, quando estiverem douradas e crocantes, está na hora de acrescentar a mistura por cima.
#6 Pão de alho
Um dos alimentos preferidos para churrasco. Pegue uma bisnaga de pão duro e acrescente:
- 50 g de manteiga
- 4 dentes de alho
- Salsinha e pimenta-do-reino a gosto
Reaproveite o pão duro da sua casa!
Viu como o pão duro pode ser utilizado de diversas formas? Se você comprou e ele passou do tempo da maciez e da crocância, não o desperdice. Aproveita para fazer uma receita diferente com ele, indo além das famosas torradinhas.
Agora você sempre vai ter um lanche delicioso e diferente em casa, sem precisar gastar mais com isso.
Gostou? Então, vá a uma de nossas lojas para comprar o pão da semana e depois preparar aquela receita especial para a sua família.