Fort Supermercados

Roupas brancas impecáveis: guia para alvejar e manter o branco por mais tempo 

As roupas brancas são um clássico atemporal que nunca sai de moda. No entanto, manter o branco impecável pode ser um desafio, já que ele tende a se sujar e amarelar ao longo do tempo.

Felizmente, existem estratégias eficazes para alvejar e manter o branco por mais tempo, garantindo que suas peças favoritas permaneçam tão radiantes quanto no dia em que você as comprou. 

1. Alvejantes: amigos ou inimigos? 

Alvejar roupas brancas é uma prática comum para remover manchas e devolver a elas sua brancura original. No entanto, é importante usar alvejantes de forma sensata. Opte por alvejantes à base de oxigênio em vez de alvejantes à base de cloro, pois os primeiros são menos agressivos e não danificarão as fibras do tecido. Certifique-se de seguir as instruções do produto e, de preferência, faça um teste em uma área discreta da roupa antes de usar o alvejante em toda a peça. 

2. Lave roupas brancas separadamente 

Uma das principais causas do amarelamento das roupas brancas é a mistura com peças coloridas durante a lavagem. Sempre lave roupas brancas separadamente para evitar que as cores dos outros tecidos transfiram para suas peças brancas. Isso também ajuda a evitar manchas indesejadas e a manter o branco mais vibrante. 

3. Escolha o detergente certo 

Na hora de escolher um detergente para suas roupas brancas, opte por um que seja formulado especificamente para roupas claras ou brancas. Esses detergentes geralmente contêm ingredientes que ajudam a manter o branco sem agredir as fibras do tecido. Evite o uso excessivo de detergente, pois resíduos podem se acumular e causar um tom amarelado nas roupas. 

4. Tratamento pré-lavagem para manchas 

Para evitar que manchas se tornem permanentes em suas roupas brancas, trate-as antes de colocá-las na máquina de lavar. Use um removedor de manchas suave ou faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água para aplicar sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos antes de lavar normalmente. 

5. Cuidado com a exposição ao sol 

Embora o sol possa ajudar a branquear naturalmente as roupas, a exposição excessiva aos raios solares diretos pode enfraquecer as fibras do tecido ao longo do tempo. Pendure suas roupas brancas à sombra ou em um local com luz indireta para evitar danos excessivos enquanto ainda aproveita os benefícios do sol para manter o branco brilhante. 

6. Água quente vs. Água fria 

Ao lavar suas roupas brancas, opte por água fria em vez de água quente. A água quente pode quebrar as fibras do tecido com o tempo, causando desgaste e amarelamento. Além disso, água fria ajuda a evitar o encolhimento, mantendo suas peças no tamanho adequado por mais tempo. 

7. Armazenamento adequado 

O modo como você armazena suas roupas brancas também desempenha um papel importante em sua durabilidade. Evite pendurar roupas brancas em cabides de metal, pois eles podem oxidar e manchar o tecido. Use cabides de plástico ou madeira em vez disso. Além disso, certifique-se de que as roupas estejam completamente secas antes de guardá-las para evitar o crescimento de mofo e o surgimento de manchas. 

8. Use vinagre branco 

O vinagre branco é um aliado poderoso na manutenção do branco impecável. Adicione meia xícara de vinagre branco à lavagem como enxaguante final. Isso ajuda a remover resíduos de detergente e minerais da água, mantendo suas roupas brancas mais brilhantes. 

Com os cuidados certos, é totalmente possível manter suas roupas brancas radiantes e impecáveis ao longo do tempo. Evite alvejantes agressivos, lave separadamente, escolha detergentes apropriados, trate manchas com antecedência e armazene suas roupas adequadamente. 

Seja um leitor do nosso blog para mais dicas como esta. 

LEIA TAMBÉM