Fort Supermercados

Como fazer panqueca: receita e recheios 

As panquecas são um prato clássico e versátil, apreciado por pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Com uma massa leve e saborosa, combinada com uma infinidade de opções de recheios, a panqueca é uma escolha perfeita para o café da manhã, almoço, jantar ou até mesmo sobremesa.  

Neste artigo, vamos explorar o mundo das panquecas, fornecendo uma receita básica e algumas dicas para deixar sua criação ainda mais saborosa.  

Prepare-se para aprender a fazer panquecas irresistíveis! 

Mas, o que é a panqueca? 

A panqueca é um tipo de massa plana, feita a partir de uma combinação de farinha, ovos, leite e fermento. Essa massa é então frita em uma frigideira quente, resultando em uma deliciosa iguaria dourada e macia. A panqueca é incrivelmente versátil, podendo ser doce ou salgada, dependendo do seu gosto e do recheio escolhido. 

Receita básica de panqueca 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 2 colheres de chá de fermento em pó 
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional, para panquecas doces) 
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 1 xícara de leite 
  • 1 ovo 
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida 

Instruções: 

  1. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o açúcar (se estiver fazendo panquecas doces) e o sal. 
  1. Em outra tigela, bata o leite, o ovo e a manteiga derretida. 
  1. Faça um buraco no centro da mistura de ingredientes secos e despeje a mistura líquida. Misture até obter uma massa homogênea, mas tome cuidado para não misturar demais. 
  1. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e unte-a levemente com manteiga ou óleo. 
  1. Despeje cerca de 1/4 de xícara da massa na frigideira para formar cada panqueca. Espere até que pequenas bolhas apareçam na superfície e vire cuidadosamente a panqueca para dourar o outro lado. 
  1. Repita o processo até terminar toda a massa, adicionando um pouco de manteiga ou óleo na frigideira conforme necessário. 

Dicas de recheios de panqueca deliciosos 

Agora que você já conhece a receita da massa da panqueca, que tal se inspirar nas diferentes formas de consumi-la com recheios deliciosos?  

Panquecas recheadas com frango. Foto: Freepik. Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/panquecas-fofas-com-frango_6048487.htm 

A seguir, selecionamos algumas opções de recheios doces e salgados para você experimentar. 

Queijo e presunto 

Para uma versão salgada, recheie as panquecas com queijo derretido e fatias de presunto. Dobre ao meio e aqueça na frigideira por mais alguns instantes até o queijo derreter completamente. Sirva com um molho de sua preferência. 

Legumes e queijo 

Para os amantes de vegetais, refogue uma mistura de legumes, como cenoura, chuchu, abobrinha, pimentão e adicione pedaços de queijo de sua preferência. Coloque o recheio nas panquecas e desfrute de uma opção saudável e saborosa. 

Carne de moída e azeitonas 

Essa opção é uma das mais queridas pelo público. Você pode preparar a carne moída com temperos a gosto, refogar com azeite ou óleo e incluir as azeitonas. Coloque o recheio na panqueca e, se quiser, leve para assar. Para finalizar, adicione um pouco de molho de tomate e queijo ralado. 

Frango desfiado e milho verde 

Assim como a carne de panela, a opção do recheio com frango desfiado e milho verde podem ser uma opção econômica e saborosa para toda a família. Após cozinhar o frango, adicione o milho verde e os acompanhamentos que preferir. Recheie a panqueca e sirva quentinho. 

Frutas vermelhas e chantilly 

Acrescente fatias de morango, banana, mirtilos ou qualquer outra fruta de sua preferência nas panquecas. Cubra com chantilly e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para um toque especial. Essa opção é perfeita para um café da manhã ou brunch mais sofisticado. 

Leia também: 15 benefícios da banana para a saúde   

Nutella com morango 

Espalhe uma generosa camada de Nutella nas panquecas ainda quentes e cubra com rodelas de morango. A combinação de chocolate cremoso e morangos é simplesmente irresistível. Essa pode ser uma opção para compor uma cesta de café da manhã para uma data especial.  

Panquecas recheadas com nutella e morangos. Fonte: Freepik. Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/panquecas-com-morangos-e-chocolate-decorado-com-folhas-de-hortela_7121474.htm

Garanta os melhores ingredientes para panqueca no Fort Supermercados! 

A panqueca é um prato versátil e delicioso que pode ser apreciado a qualquer hora do dia. Lembre-se de que a panqueca é uma tela em branco, pronta para receber os sabores que você mais gosta. Seja com recheio doce ou salgado, as opções são infinitas. 

Com a receita básica e as dicas de recheios variados você está pronto para criar panquecas incríveis em sua própria cozinha. Convidamos você a soltar a sua criatividade e experimentar diferentes combinações de ingredientes para descobrir suas preferidas. 

Portanto, vá em frente, reúna os ingredientes necessários no Fort Supermercados mais próximo de você e comece a fazer suas panquecas personalizadas hoje mesmo. Bom apetite! 

LEIA TAMBÉM