Fort Supermercados

O que é o caruru e como ele é feito?

As comidas típicas brasileiras chamam atenção ao redor do mundo. Com seus sabores e preparações características, o que mais se encontra são amantes desses pratos, principalmente quando falamos do Nordeste, mais especificamente da Bahia. Um exemplo deles é o querido caruru.  

Prato tradicional das festas populares na Bahia, ele é um alimento com muita históriaw para contar, pois não se resume apenas a uma refeição, mas a toda uma ancestralidade e contexto de celebrações sobre a cultura brasileira. 

Continue a leitura e descubra os principais detalhes sobre a origem do caruru e como prepará-lo em casa. Confira! 

O que é o caruru e qual a sua origem? 

Ele nada mais é do que um cozido de quiabos (planta de origem africana) que acompanha acarajé ou abará, frango ou peixe, camarões secos, além de arroz branco – e fica perfeito acompanhado com acarajé e uma boa pimenta. 

É uma comida típica de origem africana, simbolizando a cultura trazida pelos africanos escravizados e de rituais dos seus costumes. A princípio, há estudos que informam que na década de 30 e 40, o caruru era utilizado como erva de uso medicinal e alimentício, sendo que este último ainda não era preparado com quiabos.  

Desde antes da vinda dos portugueses ao Brasil, os indígenas já faziam uma receita similar ao caruru africano, chamado “caruru de folhas”, que pode ser feito com taioba ou bredo-de-santo-antônio. Como a comida é um item transformador e de união entre as pessoas, o caruru se tornou uma receita tradicional e representante do sincretismo religioso e da história brasileira. 

Quais são seus principais ingredientes? 

Normalmente, ele é preparado com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, gengibre, amendoim, castanha de caju e outros temperos que ajudam a acentuar ainda mais esta iguaria.  

Basicamente, ele é um refogado de ervas e é acompanhado por uma proteína, como frango e peixe. Assim, seus principais ingredientes para preparo são: 

  • 1 kg de quiabo picadinho 
  • 250 ml de leite de coco (opcional) 
  • 100 g de amendoim torrado e sem casca 
  • 100g de castanha de caju 
  • 2 cebolas pequenas 
  • 100 g de camarão seco 
  • 1/2 limão 
  • 1/2 xícara de (chá) de azeite de dendê 
  • Sal a gosto 

Como é preparado o caruru? 

Um prato simples e gostoso de comer, sua preparação não tem complexidades. A partir dos ingredientes citados acima, você deve separá-los em uma mesa em ordem, pois facilitará para não se perder ou interromper a ordem ideal de cozimento. 

1º Coloque em uma panela o quiabo picado. 

2º Bata 50 g de camarão no liquidificador com meia xícara de água e peneire tudo. 

3º Sabe o restante do camarão? Você coloca na panela com o quiabo e meio limão espremido. 

4º Coloque no liquidificador tudo e bata o caldo do camarão com as cebolas cortadas em quatro partes, o leite de coco, o amendoim e a castanha. Lembre-se de bater bem e verificar o sal. 

5º Coloque na panela que está o quiabo o conteúdo do liquidificador. 

6º Agora é só colocar no fogo médio, adicionando azeite de dendê e os camarões restantes. 

7º Mexa tudo com uma colher de pau por uns 25 minutos. Pronto! É só saborear essa iguaria. 

Vale ressaltar que você pode substituir o camarão por outro tipo de carne ou de frutos do mar. Então mantenha as instruções e só mude esse ingrediente. 

Faça agora o seu caruru 

O caruru é um alimento muito característico da cultura brasileira, de origem africana, que a Bahia incorporou ao seu cotidiano, principalmente para celebrações no mês de setembro.  

No entanto, seu consumo não se resume apenas a essa data. Ele está presente na rotina dos baianos e outros brasileiros apaixonados pelos pratos nordestinos. Sua preparação é bem característica e adaptável, podendo ser consumido com diversos tipos de carnes e servido de acompanhamento de outros pratos típicos, como o acarajé.  

Agora que você sabe também como fazer, vá a uma loja do Fort Supermercados comprar os ingredientes para prepará-lo no próximo almoço em família. 

LEIA TAMBÉM