Fort Supermercados

17 alimentos e hábitos que favorecem o bem-estar e a saúde mental

Hoje vivemos em uma sociedade em que os distúrbios relacionados à saúde mental e ao bem-estar são mais comuns do que se imagina. Com uma rotina tão atarefada, obrigações, responsabilidades e preocupações, muitos hábitos contribuem para esse descuido com o emocional, e um deles é a alimentação. Mas talvez você não saiba os motivos.

É de total conhecimento que alguns alimentos fazem mal à saúde do corpo, mas, quando consumidos de forma exagerada ou inadequada, podem prejudicar também as funções cerebrais. Por isso, é importante mudar alguns hábitos e melhorar suas refeições. Continue o artigo e entenda mais detalhes sobre isso.

Por que a alimentação pode ajudar na saúde mental?

Não é novidade que o consumo de alimentos saudáveis traz muitos benefícios à nossa saúde do corpo. No entanto, também existe uma ligação direta entre alimentação e saúde mental.

Lembre-se que os aspectos determinantes da nossa mentalidade e da atividade cerebral são extremamente complexos, mas estudos vêm mostrando que a nutrição tem, sim, implicação na incidência de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

A deficiência de algumas substâncias, como as vitaminas, pode ser bastante nociva. Por exemplo, a carência de vitamina B12 está ligada à fadiga, letargia e até a psicose, enquanto baixos níveis de niacina estão relacionados aos quadros de demência.

De toda forma, o mais importante é sempre prezar por uma dieta equilibrada, com uma quantidade adequada de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis. Isso pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.

Não deixe que a alimentação inadequada agrave suas condições de saúde. Saiba o que está comendo.

Quais alimentos favorecem a saúde mental e o bem-estar?

São muitas as opções que você pode colocar no cardápio, como um plano dietético rico em opções integrais, frutas da estação, legumes, verduras, cortes magros, leguminosas e nozes, entre outras opções.

Vale ressaltar que o cérebro humano usa uma parcela da nossa ingestão total de calorias e de nutrientes para funcionar, com funções que dependem de glicose, ácidos graxos, vitaminas e minerais.

Confira alguns deles:

Chocolate meio amargo

O chocolate é mundialmente conhecido por dar prazer, mas é o meio amargo a opção mais saudável e que não faz mal à saúde. Ele é rico em triptofano, além de magnésio, sendo um aliado do bom humor. Também contribui com o aumento da produção de serotonina – o hormônio da felicidade – de forma significativa.

Peixes

São ricos em ômega-3, que é capaz de estimular a proteção das células cerebrais, melhorando a atividade do órgão e levando a um aumento de hormônios responsáveis pelo bem-estar, como serotonina, dopamina e noradrenalina. Também possui nutrientes que regulam o humor.

Grãos integrais

Arroz, aveia, quinoa e amaranto são exemplos de cereais integrais, sendo fontes naturais de vitaminas do complexo B, capazes de regular o sistema nervoso e estimular a produção de serotonina.

Iogurte natural

Os sem aditivos são fontes de probiótico, responsável por adequar a saúde do intestino, restabelecendo o equilíbrio da microbiota intestinal e possibilitando uma maior absorção dos nutrientes. Lembre-se que o intestino também está relacionado à ansiedade e à saúde mental.

Cúrcuma

Um tempero que diminui a ansiedade, reduz a inflamação e o estresse.

Aveia

Fonte de magnésio, o alimento estimula o equilíbrio eletrolítico e a saúde do sistema nervoso central.

Banana madura

A fruta ajuda no controle da pressão arterial e promove a energia, com a disposição física e mental.

Brócolis

Esse legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes, contribuindo também para uma boa saúde mental.

Couve

É um legume que auxilia a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos, tudo que pode interferir na saúde mental.

Feijão

É uma leguminosa que reduz o estresse devido à sua composição com vitaminas do complexo B.

 

E quais os hábitos

Agregado a uma alimentação equilibrada, adaptar seus hábitos também vai fazer a diferença. Veja algumas dicas:

  • Pratique atividades físicas;
  • Tenha boas noites de sono;
  • Cuide da saúde do seu corpo como um todo;
  • Procure apoio com especialistas;
  • Crie hobbies e atividades de lazer;
  • Mantenha suas relações sociais em dia;
  • Deixe a casa sempre limpa e organizada.

 

Encontre seus produtos no Fort Supermercados

Alguns hábitos de cotidiano e de alimentação influenciam na forma como lidamos com nossa saúde mental. Com as dicas acima, você vai observar como seu bem-estar e qualidade de vida vão melhorar muito.

Aproveite e vá a uma loja Fort Supermercados para começar hoje mesmo uma alimentação mais saudável e beneficiar sua saúde física e mental.

LEIA TAMBÉM