Fort Supermercados

O que é o iogurte e quais seus principais benefícios?

O iogurte é uma bebida láctea versátil e fácil de ser consumida. Saiba quais os benefícios do iogurte!

O iogurte é um alimento que não pode deixar de ter na casa de muita gente, principalmente no café da manhã ou lanche da tarde. Por ser um grande aliado da saúde e por possuir vitaminas, é uma opção muito saborosa para qualquer idade.

Ele é um dos produtos feitos com leite mais versáteis e combina com várias ocasiões e alimentos, como frutas e cereais, além de servir como ingrediente para receitas como bolos e outras sobremesas ou como molho para saladas. Nos últimos anos, tornou-se um grande aliado das pessoas no dia a dia, principalmente na dieta.

Mas você sabe realmente o que é o iogurte? Qual a sua composição? Continue este artigo e entenda detalhes sobre esse alimento queridinho das famílias, além de saber qual a melhor opção para a sua rotina. Confira.

O que é o iogurte?

O iogurte é uma bebida láctea fresca e gelada produzida a partir da fermentação e o cultivo das bactérias streptococcus salivarius subsp. thermophilus e lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus, além de outras bactérias ácido-lácticas que garantem as características finais do produto.

Apreciada por pessoas em todo o mundo, faz parte de diversos cardápios por possuir componentes ideais para a saúde, como vitaminas e minerais, proteína, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas B6 e B12.

Pode ser servido como lanche ou sobremesa e é dividido em classes como naturais, desnatados, light e funcionais. Assim, seu processamento é separado em várias etapas. Confira no próximo tópico.

Como ele é feito?

Ele é obtido a partir da fermentação do leite e de um processo metabólico através de lactobacilos, as bactérias. Embora sejam organismos encontrados em todos os locais do planeta e são comumente conhecidas por causarem doenças, as bactérias não causam apenas prejuízos ao ser humano.

Há bactérias que são manuseadas para fabricação de vários alimentos além do iogurte, como queijos, coalhadas e vinagres. São também usadas em outras produções como a insulina e até para procedimentos estéticos.

Assim, sua produção é feita:

1º: mistura

Aqui se inicia a padronização do leite no teor de gordura desejável e adição de todos os ingredientes em um tanque hermético, que não permite a entrada de qualquer corpo estranho e/ou bactérias indesejáveis. Assim, mistura-se os componentes para criar o iogurte.

2º: homogeneização

Utiliza-se o homogeneizador para reduzir o tamanho dos glóbulos de gordura e obter uma consistência lisa e cremosa.

3º: pasteurização

O pasteurizador aquece a mistura do iogurte com o intuito de eliminar as bactérias indesejáveis presentes.

4º: fermentação

É quando a lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico, que será o agente da coagulação do leite, dando o sabor azedinho. Essa fermentação ocorre a uma temperatura de 42º C a 43º C durante aproximadamente 4 horas.

Quais os benefícios do iogurte?

Há muitas vantagens de se consumir o iogurte, pois é considerado um lanche saudável e aliado na educação alimentar e rico em vitaminas. Isso sem falar que é um probiótico, atua diretamente na flora intestinal, evitando problemas como a constipação.

Algumas delas são:

  • Ser um alimento funcional;
  • Contribuir para a imunidade;
  • Ser fácil de usar;
  • Fortalece os ossos;
  • É um fonte de vitaminas do complexo B e proteínas;
  • Protege o sistema nervoso;
  • Promove o bom humor;
  • Pode ajudar a emagrecer;
  • Estimula a saúde, beleza e bem-estar;
  • Combate o mau hálito, cáries e problemas na gengiva.

Qual tipo de iogurte escolher?

Existem diversos tipos de iogurte no mercado, alguns mais saudáveis e outros mais industrializados. Para saber qual escolher, é importante entender as características de cada um e qual o seu objetivo com ele, se é só alimentação gostosa ou para contribuir em uma dieta rica em vitaminas.

Iogurte natural

Caracterizado por não possuir a adição de outras substâncias, além daquelas presentes em sua receita, tem uma consistência mais firme e sabor suave. É escolhido para quem quer fazer dietas e equilíbrios alimentares. É caracterizado por sua consistência mais firme e um sabor suave.

Iogurte integral e desnatado

Como variações do iogurte natural, são caracterizados por serem consumidos com aveia e terem um índice calórico mais baixo. Ótimo para quem faz dieta low carb.

Iogurte grego

É o mais cremoso e tem uma variação pequena em relação à quantidade de gorduras e calorias se for comparado com os outros, só que com bem mais açúcar.

Iogurte saborizado

São aqueles que têm morango, coco, pêssego, entre outras frutas. O sabor é ótimo. A única diferença é que há outras substâncias e mais açúcar.

Iogurte vegano

Existe ainda a versão que leva ingredientes de insumos animais. Há alternativas com castanhas ou amêndoas, leites de soja, de coco e de inhame.

Iogurte zero lactose

O salvador dos intolerantes à lactose tem consistência cremosa, é muito nutritivo e de fácil digestão. Conta com todos os benefícios do leite e uma boa dosagem de cálcio.

Agora que você já sabe o que é o iogurte, como é feito, seus benefícios e as opções, vá a uma loja do Fort Supermercados e compre o mais indicado para a sua necessidade.

LEIA TAMBÉM