Fort Supermercados

Como lavar roupa adequadamente?

Lavar roupas é uma tarefa tão cotidiana que às vezes fazemos de forma tão automática e não reparamos se as roupas estão sendo lavadas adequadamente ou não. Fazer essa limpeza em roupas novas e antigas é muito mais do que uma questão de higiene, é também de preservação do material, da saúde e de doenças causadas por germes e bactérias.

Está com dúvidas se está lavando-as corretamente? Continue a leitura e descubra como lavar roupa de forma adequada, mesmo que sejam as mais frágeis, como as íntimas, de bebê e brancas.

Quais os benefícios de lavar roupa?

Antes de entender como lavar roupas adequadamente, é interessante pensar quais os benefícios de fazer essa ação no seu cotidiano e o que é preciso para criar uma rotina de lavá-las toda semana.

Além da higiene, existem outras vantagens de manter seu guarda-roupa apenas com peças limpas. Algumas delas são:

  • Sensação de bem-estar;
  • Cuidado com a saúde da pele e do corpo;
  • Estímulo para a durabilidade dos materiais;
  • Prevenção da infestação de germes, fungos, bactérias e mofo;
  • Prevenção do surgimento de reações alérgicas;
  • Impedimento para que as roupas estraguem com a umidade.

Como lavar roupas na sua rotina?

Agora é o momento de você ver algumas dicas de como lavar suas roupas e deixá-las lindas e novas. Seja qual for o método que você for utilizar — na máquina de lavar ou mesmo à mão —, antes de pegar a roupa e colocá-la na água com produtos, é importante verificar qual o tipo de material ela é composta.

Portanto, confira cinco dicas de como lavar as roupas na sua casa sem que elas se desgastem com essa limpeza constante.

Olhe sempre a etiqueta

Conferi-la vai fazer você entender as recomendações de lavagem, como o tipo de produto que pode utilizar, qual a temperatura da água, se pode misturar com outras roupas de outras cores e se a secagem é feita com exposição ao sol ou somente à sombra. Isso tudo influencia na durabilidade das peças.

Separe as roupas conforme as cores

Às vezes, na correria, colocamos tudo no mesmo tanque ou balde para lavar mais rápido. Só que essa atitude pode fazer com que uma roupa manche a outra. Por isso, tente fazer grupos com peças parecidas como: tecidos escuros, peças coloridas de tons mais fortes, roupas brancas e de cores bem claras, peças que soltam fiapos. Fazendo essa seleção, você diminui o risco de danificar as roupas mais claras.

Proteja as peças mais finas e delicadas

Concorda que é mais fácil danificar a alça de um sutiã ou de uma camiseta durante a lavagem do que uma bermuda? Roupas com tecido fino ou enfeites também precisam de atenção, não só por causa de manchas, mas também para evitar que os detalhes dessas roupas sejam danificados dentro da máquina.

Para protegê-las, use saquinhos finos feitos especialmente para peças delicadas. Eles permitem a passagem de água e de todos os produtos de limpeza, ao mesmo tempo em que preservam a roupa do atrito próprio da lavagem.

Remova manchas visíveis na pré-lavagem

Se antes de começar a lavar você identificar alguma mancha numa peça, o ideal é fazer uma pré-lavagem, pois alguns tipos de manchas são mais difíceis e não vão sair na lavagem normal, como manchas de graxa ou de gordura.

Adicione a quantidade certa de produto

Não abuse do produto, pois isso, além de estragar a roupa, causa mais gastos dos produtos de limpeza. Produto em excesso pode causar irritações de pele, alergia, podendo criar crostas dentro da máquina de lavar e prejudicar o eletrodoméstico em médio prazo. É importante sempre fazer a manutenção da máquina, limpando-a bem.

Quais os produtos mais indicados ao lavar roupa?

Veremos agora os produtos mais indicados para fazer a lavagem correta conforme as dicas acima:

  • Sabão líquido;
  • Amaciante;
  • Detergente;
  • Sabão em pó;
  • Desinfetante;
  • Sabão de coco;
  • Alvejante;
  • Bicabornato de sódio.

Saiba como lavar roupa com o Fort Supermercados

Viu que lavar roupa na máquina também pede alguns cuidados, desde o momento de separar as peças e seus materiais, ler suas etiquetas até separar os produtos mais adequados para cada roupa?

Agora você já sabe a importância e algumas dicas de como manter suas roupas limpas e duráveis, além de economizar recursos. Com o catálogo do Fort Supermercados, você encontra uma infinidade de produtos que vão ajudar você no cuidado com as suas peças.

Confira as nossas ofertas de produtos de limpeza.

Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte as suas dicas de como lavar roupa.

LEIA TAMBÉM