Fort Supermercados

como limpar máquina de lavar

Como limpar a máquina de lavar ou o tanquinho de forma simples e barata?

Você sabe como limpar a máquina de lavar de forma adequada? Os eletrodomésticos são peças essenciais em nosso dia a dia, principalmente para manter o nosso lar em ordem, proporcionando o melhor conforto possível. Para eles funcionarem de forma adequada, é necessário preservar a sua manutenção e, quando falamos disso, vai desde um conserto de peças até a limpeza do aparelho.

Limpar uma máquina de lavar roupa ou um tanquinho requer alguns cuidados especiais para impedir que bactérias e fungos surjam, além de acabar com as sujeiras de resíduos de roupas, fiapos, linhos e até mesmo do sabão. 

Manter o seu aparelho com a manutenção em dia pode fazer a diferença na qualidade da limpeza de suas roupas, assim como evitar perder dinheiro consertando depois. 

Confira neste artigo algumas dicas incríveis para você manter sua máquina de lavar sempre limpa e suas roupas cheirosas e novinhas em folha.

Por que limpar sua máquina de lavar?

A primeira coisa a se atentar é que essa limpeza deve ser feita periodicamente, mas por quê? 

A sensação de ter aquela roupa que a gente tanto ama manchada ou com sinais de sujeira é muito ruim, não é mesmo? Ainda mais quando percebemos isso bem na hora de usá-la. Tempo e água jogados fora quando uma simples limpeza da sua máquina de lavar faria a diferença. 

Fazer essa limpeza é importante não só para manter suas roupas com boa aparência e conservadas, mas também para aumentar a vida útil do aparelho que, com o tempo, o desgaste só prejudica todo o processo de lavagem. 

Outro ponto relevante é em relação a bactérias e fungos. Você já deve saber que temos milhares deles dentro de nossas casas, sem que nos demos conta. Muitos deles não são nocivos, mas outros podem causar danos à saúde, como problemas respiratórios e alergias. E sabe onde eles mais são encontrados? Em locais molhados e úmidos – e a máquina de lavar pode ser o abrigo de alguns deles. 

Segundo uma pesquisa publicada na revista Applied and Environmental Microbiology, o dispenser de detergente ou do sabão da máquina de lavar é o habitat de algumas bactérias.

Então, vamos manter o seu aparelho limpo. Descubra como.

Dicas e truques de como limpar sua máquina de lavar

Existem diversas maneiras de você realizar a limpeza na sua máquina de lavar. O importante é atender a recomendação de fazer isso a cada dois meses para não acumular muita sujeira.

Confira quatro dicas:

1. Use água sanitária

Comece limpando o interior da máquina com uma água sanitária diluída. Depois umedeça um pano e passe por toda a superfície com uma solução de alvejante. 

2. Misturando bicarbonato de sódio e vinagre de álcool

Pressione o botão da máquina de lavar para o nível alto de água e deixe a sua máquina de lavar encher por completo. Assim que fizer, despeje um litro de vinagre de álcool e, depois de funcionar por uns minutos, adicione uma xícara de chá de bicarbonato de sódio e deixe o composto agir por meia hora. 

Além disso, faça uma pasta com duas colheres de vinagre e uma colher de bicarbonato para limpar a máquina pelo lado de fora.

3. Limpar com cloro

Faça uma solução com uma xícara de cloro líquido em um litro de água morna. Com uma esponja macia, passe por todo o interior e exterior da máquina de lavar. 

Não esqueça de puxar as borrachas cuidadosamente para limpar as fendas e remover os resíduos de sabão e mofo, deixando essa solução agir por cinco minutos. Depois, é só passar um pano para retirar o produto e deixar a porta ou a tampa da máquina entreaberta. 

4. Conserve sua máquina mantendo-a aberta 

Fazer isso evita que haja mofo. Lembrando também que, ao fim de cada lavagem, é importante passar um pano úmido com água morna e detergente, pois pode sobrar um resquício de produto. 

Imagine se o cloro permanece no interior? Na próxima lavagem, o resíduo do cloro pode manchar essa nova leva de roupas.  

Limpeza é sinônimo de conforto: preze por ela

Fazer a limpeza dos seus eletrodomésticos, principalmente a máquina de lavar, proporcionará melhor qualidade aos produtos, fazendo-os durar por mais tempo

É essencial que você cuide da sua casa sempre e faça uma limpeza na sua lavadora pelo menos a cada dois meses. 

Faz tempo que você não faz isso na sua? O Fort Supermercados pode ser o seu parceiro nisso. Temos diversas opções de produtos para manter suas roupas limpas e seus eletrodomésticos livres de sujeira.

Agora que você já sabe como limpar a máquina de lavar, basta usar os produtos adequados. Vamos fazer uma limpeza na sua?

LEIA TAMBÉM