Fort Supermercados

Como fazer um strogonoff simples e rápido

Se você é fã da culinária russa ou simplesmente adora pratos saborosos e reconfortantes, aprender a fazer um strogonoff simples e rápido pode ser uma boa pedida! 

Combinando pedaços suculentos de carne, um molho cremoso e temperos irresistíveis, o strogonoff se tornou um clássico amado em muitas cozinhas ao redor do mundo.  

Neste guia, mostraremos como fazer um strogonoff simples e rápido que certamente agradará o seu paladar. 

Ingredientes Básicos:

  • 500g de carne (frango, carne bovina ou carne de porco), cortada em tiras finas 
  • 1 cebola média, picada 
  • 2 dentes de alho, picados 
  • 200g de champignons, fatiados 
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal 
  • 1 colher de sopa de ketchup 
  • 1 colher de sopa de mostarda 
  • 200ml de creme de leite 
  • Sal e pimenta a gosto 
  • Salsinha picada para decorar 

Passo a Passo:

1. Preparação dos Ingredientes

Comece cortando a carne em tiras finas, lembrando de remover qualquer excesso de gordura. Pique a cebola, os dentes de alho e os champignons. Ter todos os ingredientes prontos antes de iniciar o cozimento ajudará a agilizar o processo. 

2. Dourar a Carne

Aqueça a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione a carne e cozinhe até que esteja dourada por todos os lados. Isso não deve levar mais do que 3-4 minutos. Retire a carne da frigideira e reserve. 

3. Refogar a Cebola, o Alho e os Champignons

Na mesma frigideira, adicione um pouco mais de manteiga, se necessário, e refogue a cebola até que fique translúcida. Acrescente o alho e os champignons e cozinhe até que os champignons estejam dourados e a maioria da água tenha evaporado. 

4. Preparar o Molho

Agora é hora de dar sabor ao strogonoff. Adicione o ketchup, a mostarda e misture bem os ingredientes na frigideira. Esses condimentos não apenas darão sabor, mas também uma cor rica ao molho. 

5. Incorporar o Creme de Leite

Reduza o fogo para médio-baixo e adicione o creme de leite à mistura na frigideira. Mexa delicadamente para combinar todos os sabores e criar uma textura cremosa. Tenha cuidado para não ferver o creme de leite, pois isso pode fazer com que ele se separe. 

6. Retornar a Carne à Frigideira

Adicione a carne dourada de volta à frigideira, misturando-a com o molho cremoso. Isso permitirá que a carne absorva os sabores do molho enquanto termina de cozinhar. 

7. Tempere

Agora é a hora de ajustar os temperos. Adicione sal e pimenta a gosto, lembrando que é mais fácil adicionar mais tempero posteriormente do que corrigir um prato excessivamente temperado. Mexa bem para garantir que os sabores estejam bem distribuídos. 

8. Finalização

Quando a carne estiver completamente cozida e o molho estiver bem incorporado, desligue o fogo. Sirva o strogonoff quente, polvilhado com salsinha picada para dar um toque de frescor. 

Dicas Extras: 

  • Para uma versão mais saudável, você pode substituir o creme de leite por creme de leite light ou iogurte grego. 
  • O strogonoff combina maravilhosamente com arroz branco, batata palha ou até mesmo macarrão. 
  • Se desejar, adicione uma pitada de páprica ao molho para um sabor extra. 
  • Experimente usar diferentes tipos de carne para variar o prato. Frango é uma opção mais leve, enquanto carne bovina oferece um sabor mais robusto. 
  • Lembre-se de que o segredo para um bom strogonoff é não cozinhar demais a carne, para que ela permaneça suculenta e macia. 

Fazer um strogonoff simples e rápido não precisa ser complicado. Com os ingredientes certos e alguns passos fáceis, você pode criar um prato delicioso que certamente agradará a todos.  

Esta receita é perfeita para aqueles momentos em que você deseja uma refeição reconfortante sem passar horas na cozinha. 

Portanto, pegue sua frigideira e comece a preparar um strogonoff incrível que irá satisfazer seu paladar e aquecer seu coração. 

Conheça o Fort Supermercados mais perto de sua casa e se encante com os preços! 

LEIA TAMBÉM