Fort Supermercados

Cuscuz: como incrementar o prato preferido dos nordestinos

Você provavelmente já comeu cuscuz, não é? Essa comida típica nordestina junta o doce e salgado e vem conquistando cada vez mais o paladar das pessoas, principalmente dos turistas. 

Você sabia que consumir açúcar proporciona mais prazer e felicidade ao cérebro?  

Não é apenas o sabor gostoso que faz as pessoas procurarem docinhos para comer de sobremesa ou a qualquer hora do dia, mas também pelas sensações que os doces causam. Agora imagina juntar isso com um leve e saboroso sabor salgado? Por isso, o cuscuz é tão querido pelas pessoas. 

A versão brasileira deste queridinho vem de um típico prato feito no norte da África e chegou por aqui pelas mãos dos portugueses que consumiam bastante o prato na época. Ao desembarcar em nossas terras, adaptou-se ao jeitinho brasileiro e logo a farinha de trigo foi substituída pelo milho. 

Quer saber como fazer um cuscuz delicioso à moda nordestina para sua família ou amigos? Continue o texto e descubra alguns truques de como incrementar essa receita. 

O que é o cuscuz? 

Você provavelmente já viu essa comida amarelinha em algum lugar. O cuscuz é uma receita brasileira preparada com farinha de milho flocada ou flocos de milho pré-cozidos, água e sal, em que se destaca o sabor do milho em seu consumo.  

Outra curiosidade é que ele pode ser recheado com alguns sabores específicos, como banana da terra, carne seca e queijo, que são os mais comuns na região Nordeste, ou também com frango, calabresa, queijo e presunto e outras opções diversas. Aqui você pode usar a sua criatividade, além de também poder ser produzido na forma doce, com tapioca, leite condensado, coco e outros sabores. 

Mas como ele é feito no formato simples? Segundo receita do tudo gostoso

Ingredientes: 

  • 300 g de farinha de milho 
  • 1/2 colher (chá) de sal 
  • 1 copo (americano) de água 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga 

Modo de preparo: 

  • Misture a farinha de milho e o sal.  
  • Adicione água aos poucos, sempre mexendo com uma colher para distribuir bem o líquido, e deixe hidratar por 10 minutos.  
  • Preencha o fundo de uma cuscuzeira com água e coloque o cesto de vapor.  
  • Bote a farinha de milho já hidratada no cesto, tomando cuidado para não compactar. Cozinhe em fogo alto. 
  • Quando sair um leve vapor pela lateral da tampa, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio.  
  • Desenforme o cuscuz, transfira para uma tigela e desfaça em pedaços com um garfo. 
  • Em uma tigela, misture a manteiga com um pouco da água fervente da cuscuzeira.  
  • Mexa com uma colher até derreter pelo menos a metade da manteiga. 
  • Regue o cuscuz com a mistura de água e manteiga, misture com o garfo e sirva. 

Quais os benefícios do cuscuz? 

Dos inúmeros benefícios no nosso dia a dia, o cuscuz é capaz de fortalecer o sistema imunológico, uma vez que sua base é feita com flocos de milho, cereal rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas A e B1 e ácido fólico. Além disso, também pode ser uma boa fonte do emagrecimento, quando consumido de forma cautelosa. 

Apesar de se tratar de um alimento com alto teor de glúten, ele possui inúmeros nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo e do metabolismo.  

Ele também ajuda na:  

Manutenção do sistema cardiovascular 

Ele tem em um dos seus componentes o selênio, um mineral difícil de encontrar nas fontes alimentares, que tem um poder antioxidante, responsável por atuar nos vasos sanguíneos, limpando e reduzindo as placas de colesterol ruim (LDL) das paredes arteriais. Além disso, o alimento é fonte de potássio, que pode influenciar no relaxamento dos vasos sanguíneos e ajudar a reduzir a pressão arterial. 

Regulação do metabolismo 

O cuscuz fornece proteínas que são importantes para o funcionamento do metabolismo, já que elas são necessárias para a manutenção da saúde dos dentes, cabelos, unhas, músculos, ossos e participam de diversos processos no organismo. 

Como fazer cuscuz à moda nordestina? 

Agora que vem a novidade: qual a dica que nós, nordestinos, damos na hora de preparar o seu cuscuz? 

Aqui, na região, ele é geralmente feito com milho e cozido no vapor, normalmente em uma cuscuzeira, de forma que fique mais parecido com o africano. Ele é granulado e está sempre bem acompanhado com ovos, manteiga, salsicha, carne de sol ou na sua versão doce, com leite de coco.  

A originalidade culinária da região Nordeste ocasionou o surgimento da versão com mandioca e a preparação com base de arroz, deixando-o mais “leve” e menos robusto que o típico de milho. 

Faça na sua casa hoje! 

Agora você já sabe como fazer um cuscuz nordestino na sua casa e quais os itens ideias para incrementá-lo.  

Aproveite as ofertas do Fort Supermercados para criar a sua receita. Confira. 

LEIA TAMBÉM