Se você deseja saber como economizar gás de cozinha com algumas estratégias simples e práticas, veja a matéria que o Fort Supermercados elaborou.
Por conta dos constantes aumentos no preço do gás de cozinha, muitas pessoas estão adotando algumas estratégias para fazê-lo durar mais tempo e, como consequência, economizar. Se esse for o seu caso e você estiver interessado em aumentar a durabilidade do seu gás, veja abaixo as sete melhores dicas que o Fort Supermercados elaborou para quem deseja economizar gás de cozinha.
Principais dicas para economizar o seu gás de cozinha
1. Não abra o forno diversas vezes quando estiver assando alguma coisa
Uma dica que pode contribuir muito com quem deseja economizar gás de cozinha é evitar abrir o forno quando estiver assando algo. Dessa maneira, ele não perderá calor e os alimentos estarão preparados mais rapidamente.
Para conferir o ponto do alimento ou se ele já está finalizado, tente marcar o tempo ou só visualizar sua aparência pelo vidro do forno, se for o caso.
2. Feche as portas e janelas na hora de cozinhar
As correntes de ar que entram pelas janelas e portas podem atrapalhar o funcionamento do fogão e até fazer com que a chama consuma mais gás do que o necessário. Nesse sentido, o ideal é que, antes de cozinhar, você feche as portas e janelas que estão em direção ao fogão e só depois comece os preparos. Com certeza vai ganhar tempo e economizar o gás.
3. Sempre que puder, opte pela utilização de uma panela de pressão
Assim como o nome diz, a panela de pressão aprisiona o ar e seus vapores, fazendo uma pressão interna para cozinhar os alimentos. Por conta disso, essa panela consegue cozinhar alimentos muito mais rápido do que em uma panela convencional.
4. Deixe os grãos de molho por bastante tempo antes de cozinhar
Grãos, como feijão e grão-de-bico, são alimentos que demoram bastante para cozinhar até ficar em um ponto macio. Por isso, o ideal é tentar deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas antes de cozinhar. Você verá uma grande diferença no tempo de cozimento deles.
5. Planeje as suas refeições e cozinhe para a semana toda
Planejar as suas refeições antes de colocar a mão na massa também pode te fazer economizar gás, já que é possível adiantar alguns preparos de uma só vez. Uma boa opção é cozinhar para a semana toda e congelar marmitas. Isso porque é possível economizar o tempo de utilização do gás e de lavagem de louças. Será que funcionaria na sua casa?
Caso queira testar, comece aumentando as proporções e congele os alimentos já resfriados. Para descongelar, basta tirar as marmitas do freezer algumas horas antes de consumir e esquentar no micro-ondas.
6. Corte os alimentos em pedaços menores
Quanto menores forem os cortes, mais rápido será o tempo de cocção dos alimentos. Ou seja, é possível desligar o fogo mais rapidamente e economizar gás. Além disso, quanto mais o alimento estiver em contato com a água ou caldo, mais rápido ele ficará pronto. Vale a pena testar nos seus próximos preparos.
7. Mantenha as panelas tampadas o máximo de tempo possível
Isso porque, com a tampa fechada, as panelas vão atingir uma temperatura mais alta. Em outras palavras, ela ficará aquecida e os alimentos serão cozidos mais rapidamente do que com a panela aberta.
Quer ver outras formas de economizar o seu gás de cozinha? Confira a publicação que realizamos sobre o assunto no Instagram.
Já para comprar os melhores ingredientes e fazer suas receitas deliciosas, confira qual é a loja do Fort Supermercados mais próxima de você.
Gostou dessas dicas para economizar gás? Com certeza elas farão diferença no seu bolso. Toda economia é bem-vinda, não é mesmo?
Portanto, não deixe de conferir outras indicações do Fort Supermercados em nosso blog e também na página do Instagram. Nesses canais, você ficará por dentro das melhores dicas para cuidar da sua casa, economizar e aprender receitas para surpreender toda a família.