Fort Supermercados

Cinco dicas práticas sobre como tirar ferrugem dos eletrodomésticos

Sempre que compramos um novo eletrodoméstico, pensamos no quanto queremos que ele dure bastante tempo, concorda? A ferrugem é um mal que sempre aparece e tirá-la pode ser um problema quando identificada muito tarde.

Por mais cuidadosa que uma pessoa seja, algum dia ela vai ter um objeto importante corroído pela ferrugem. Ela surge rapidamente, pois diversos fatores externos influenciam seu aparecimento, até mesmo o clima da sua cidade.

Entender como tirar ferrugem é importante para reverter esse processo natural de deterioração e preservar seus produtos por mais tempo. No entanto, esse trabalho necessita de atenção aos detalhes, pois a formação da ferrugem é mais complexa do que se parece.

Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e confira algumas dicas de como tirar ferrugem dos seus eletrodomésticos.

O que é ferrugem e como ela é ocasionada?

Inimiga de qualquer pessoa, a ferrugem é o processo de oxidação e deterioração do ferro, metal, inox e outros materiais encontrados nos eletrodomésticos do nosso dia a dia.

Sabe quando você compra uma geladeira e ela tem poucos meses de uso, mas já começa a apresentar pontinhos escuros e amarronzados próximos à porta? Isso é a ferrugem corroendo o material dela. Normalmente ocorre de forma natural, e todo aparelho em sua casa pode passar por essa situação quando não monitorado e conservado da forma correta.

A grande questão é que ela surge não apenas com a falta de zelo pelo material, como também por fatores externos como o clima muito úmido das cidades tropicais, principalmente pela proximidade com o mar e com a maresia. Então, é algo inevitável. O que você pode fazer é utilizar algumas dicas que evitem ou impeçam que a ferrugem aconteça de forma mais acelerada.

Por exemplo, evitar que a umidade prevaleça nesses aparelhos, pois sua presença é o principal fator causador da ferrugem e evitar o contato do eletrodoméstico com a água é a principal dica para sua conservação.

Como tirar ferrugem dos principais eletrodomésticos?

Quando não se possui o conhecimento de alguns produtos básicos que ajudam a retirar a ferrugem dos eletrodomésticos, combater esse mal pode ser mais difícil do que parece.

São muitas as opções para isso no mercado. Uma coisa é certa: se a ferrugem começou, é melhor agir rápido e tentar sanar já nos primeiros sinais, pois a tendência é aumentar cada vez mais rápido desde seu primeiro sinal.

Por isso, confira abaixo cinco dicas de como tirar ferrugem dos seus utensílios de casa, principalmente aqueles de uso cotidiano e essencial como geladeira, fogão, micro-ondas, portas, mesas e outros aparelhos de uso mais comum, como caixinhas de bluetooth, ferro de passar, fritadeiras etc.

#Dica 1: bicarbonato de sódio

Um jeito fácil e bem conhecido: misture o bicarbonato de sódio com água até criar uma pasta. Depois, use uma escova de dentes e aplique no local enferrujado, esfregando levemente – se passar com força, pode piorar a situação. Deixe agir por 12 horas e veja a mágica acontecer.

#Dica 2: vinagre branco

Esse produto serve para muitas coisas em seu dia a dia e tirar ferrugem é uma delas. Com um pano umedecido com vinagre branco, esfregue levemente, se possível com uma lixa, e comece a remover a mancha. No final, basta retirar o excesso com água e seu eletrodoméstico estará novinho.

#Dica 3: limão

Essa fruta azedinha é útil para conservar seus móveis. Como? O ácido cítrico presente no limão tem um enorme potencial de limpeza e ajuda a tirar ferrugens.

Corte a fruta ao meio e esfregue-a diretamente sobre a área afetada até conseguir alcançar a diminuição da aparência. Se as manchas já estiverem num tamanho grande, você pode misturar limão e sal, esfregar o local e deixar agir de um dia para o outro.

#Dica 4: bebidas gaseificadas

Sim, o refrigerante que você bebe pode ajudar nisso. Isso porque bebidas gaseificadas contêm ácido cítrico que é bastante eficaz na prevenção e remoção da ferrugem. Basta você umedecer um pano com um pouco desses líquidos e esfregar a mancha com movimentos precisos. No final, enxágue a peça com água e sabão neutro e deixe secar bem.

#Dica 5: óleo antiferrugem

Nas superfícies em que a oxidação já está em um estágio avançado, será necessário aplicar um agente de ferrugem, podendo ser encontrado em mercados e lojas de construção. Para funcionar, é só aplicar esse produto após ter lixado a superfície enferrujada.

Torne a limpeza doméstica um padrão na sua casa

A ferrugem, portanto, é um processo natural dos eletrodomésticos devido à oxidação dos materiais e o contato com a umidade externa, seja por água na limpeza ou o clima de lugares tropicais, como Salvador.

Contudo, existem várias formas de minimizar o efeito corrosivo e o surgimento da ferrugem. Agora que você já sabe como agir, vamos fazer uma listinha do que precisa para retirar a ferrugem daqueles eletrodomésticos que já estão dando sinais na sua casa?

Conte com o Fort Supermercados para isso. Confira nosso catálogo de produtos de limpeza e mantenha sua casa limpa e sem ferrugens.

LEIA TAMBÉM