Fort Supermercados

Cerveja em mesa com petiscos. https://br.freepik.com/fotos-gratis/copo-de-cerveja-de-frente-para-petiscos-de-cerveja-torradas-de-pao-torrado-e-salsicha-na-mesa_9593085.htm#query=cerveja%20petisco&position=4&from_view=search&track=sph

Cerveja e petisco: as melhores dicas para combinar 

Uma coisa que brasileiro adora é festas e fazer comemorações, concorda? Reunir a família, amigos, reencontrar todos de quem gosta. E, nesses encontros, duas coisas não podem falar: cerveja e petisco

Independente da região onde você mora, a cervejinha está presente, seja no verão ou no inverno. Na Bahia, então, é uma bebida padrão do cotidiano. Todo final de semana com comemoração, a cerveja não pode faltar, pois ela pode ser consumida em qualquer ocasião. 

Não há momento que não combine com a cerveja, mas uma dúvida recorrente é sempre escolher os petiscos que mais harmonizam com ela. Se eu te perguntasse hoje, quais você escolheria? 

Como gera dúvidas em algumas pessoas, resolvemos dar algumas dicas sobre quais os melhores acompanhamentos para degustar a cerveja. Continue a leitura e descubra! 

Por que as pessoas gostam tanto de cerveja? 

A cerveja nos deixa felizes. Mas por que isso acontece? Seu sabor específico e amargo aumenta a produção de dopamina, o neurotransmissor que desperta a sensação de prazer.  

Segundo pesquisa realizada na Universidade da Indiana, nos Estados Unidos, realizada por 49 homens, isso ocorre porque seu sabor por si só, sem os efeitos intoxicantes do álcool, pode aumentar a atividade da dopamina no centro de recompensa do cérebro, diferente do vinho, vodca ou outra bebida alcoólica mais forte. 

Outro estudo mostra que os amantes da cerveja se sentiram notavelmente menos agressivos do que os que bebiam outras bebidas com álcool. 

Logo, as bebidas doces e amargas ativam genes que agem sobre o mecanismo cerebral da recompensa, mas a cerveja se torna um diferencial por perceber menos o sabor de álcool e dar uma sensação maior de felicidade. 

A cerveja harmoniza bem com o quê? 

Entender um pouco como fazer combinações e harmonizar comidas e bebidas deixa tudo bem mais prazeroso e gostoso. Quando falamos de cerveja, alguns petiscos são básicos de consumo, como: amendoim, pastéis e outras comidas encontradas nos bares.  

Mas o que realmente combina com a famosa cervejinha do final de semana? Os aromas e sabores das cervejas são extremamente variados e, portanto, podem combinar com os mais diferentes alimentos.  

Confira algumas dicas para você praticar na hora de beber. 

Primeiramente, a técnica de harmonização de cervejas consiste em combinar da melhor forma os elementos sensoriais da cerveja e do alimento. 

O objetivo é que a experiência da degustação dos dois juntos seja melhor do que quando eles são consumidos separadamente. Para isso, fique de olho na intensidade de cada sabor. 

Alguns exemplos: 

  • Frutos do mar, como peixes, camarões e casquinhas de siri. 
  • Hambúrguer. Provavelmente você já viu muita propaganda de venda com esses dois juntos. 
  • Brownie. Doces também são válidos para uma combinação saborosa. O doce com amargo fica ótimo! 
  • Petiscos de queijo, principalmente o parmesão e o ementhal. 
  • Salsichão e churrasco
  • Petiscos comuns de boteco, como: pastéis, queijos e presuntos, salames, nozes, castanhas, amendoins, frutas secas e batata-frita. 
  • Feijoada. O prato típico brasileiro não poderia ficar de fora. 

Quais os melhores dias para tomar cerveja? 

Será que existe hora certa para tomar cerveja? Não! Na República Tcheca e na Alemanha, países que consomem entre 107 e 143 litros de cerveja por pessoa, qualquer hora é propícia. 

No entanto, no Brasil, é mais comum a cerveja ser apreciada no final do dia, no happy hour ou à noite – a não ser que haja um churrasco ou um almoço, que são eventos que podem durar desde cedo até o final do dia. 

Portanto qualquer hora é aceitável, desde que não incentive o consumo da cerveja para menores de 18 anos ou para quem está dirigindo. 

Prepare a cerveja e o petisco do final de semana! 

A cerveja e o petisco são os queridinhos da rotina de festa dos brasileiros, e final de semana é sempre um sinônimo dessa combinação. 

Agora que você já sabe algumas dicas de como harmonizar esses dois conceitos de comidas e bebidas, está na hora de colocar em prática. E o primeiro passo é você ir até uma loja da Fort Supermercados comprar seus produtos.  

Vamos preparar aquele almoço ou jantar do final de semana? Aproveite para usar o seu cartão do Fort e agilizar suas compras. 

LEIA TAMBÉM