Fort Supermercados

O que guardar na geladeira e o que não guardar?

Você já deve ter se perguntado o que guardar na geladeira, certo?

Com esse calorão que passamos no verão brasileiro, é normal ter o costume de colocar alimentos nesse eletrodoméstico com o receio de que eles estraguem caso fiquem do lado de fora. Só que nem tudo o que consumimos é recomendado conservar dessa forma, pois alguns produtos que você refrigera, ao deixá-los em baixas temperaturas, podem sofrer alterações na aparência, textura, no cheiro, perder nutrientes e até deixar um gosto desagradável. 

Só que o medo de que algo estrague do lado de fora e atraia pragas urbanas, moscas ou ser infestado por fungos é tamanha que é comum guardarmos tudo na geladeira. Assim como a escolha dos alimentos que vamos consumir deve ser feita com cuidado, é fundamental ter atenção para o correto armazenamento, seja ele fora ou dentro da geladeira.  

Confira neste conteúdo algumas dicas do que você pode ou não refrigerar.

O que guardar na geladeira?

Por incrível que pareça, alguns alimentos a gente não tem o costume de guardar. Já outros é um padrão colocar em refrigeração assim que tiramos da sacola de compras. Mas será que você está organizando-os corretamente e de forma que preserve a consistência do produto? Veja abaixo os alimentos que você deve sempre guardar na geladeira. 

Vegetais folhosos

Alface, espinafre, escarola, chicória devem ser todos refrigerados, pois as reações bioquímicas e a baixa temperatura contribuem para que a velocidade dessas reações diminua, reduzindo a deterioração (envelhecimento) desses alimentos. Quando não são colocados na geladeira, a decomposição faz com que fiquem com cor escura, aspecto molhado e até mudanças no aroma e sabor. 

Laticínios

Esse é mais comum, pois, quando deixado fora da geladeira, há uma multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do produto, fazendo mudanças no sabor, no aroma e na coloração. É o caso dos queijos, leites, manteiga e margarina.

Algumas frutas

Frutas como melão, pêssego, abacate, manga, morango, melancia, uva e amora são essenciais que fiquem na geladeira, sobretudo quando estão maduras para não correr o risco de estragar.

Frios e embutidos

Assim como os outros, muitos dos microrganismos não conseguem mais se multiplicar na geladeira, por isso, os alimentos conseguem ter uma vida útil mais longa. É o caso de alimentos como linguiças, salsichas, salames, bacon, presunto, mortadela e demais embutidos. 


Molhos

Depois de abertos, devem ser armazenados em potes fechados e refrigerados, pois o poder de apodrecimento ocorre bem mais rápido.

Refeições prontas ou sobras de comidas

Se elas já foram preparadas e/ou consumidas, é muito importante que você as conserve na geladeira, ainda mais se o dia estiver muito quente. 

Quais são os alimentos que não devem ir para a geladeira?

Presumimos que muitos produtos serão conservados na geladeira, mas na verdade pode acelerar seu apodrecimento

Quer saber quais são? Confira abaixo:

Banana

Muito presente no cotidiano dos brasileiros, essa fruta, embora gostosa geladinha, não deve ser colocada em baixas temperaturas. Por ser típica de um país tropical, quando exposta a temperaturas mais baixas, suas células entram em estresse e ela escurece devido às reações químicas, além de sofrer alteração no sabor.

Berinjela

Isso, sim, pode ser novidade para você. O vegetal passa por dano pelo frio, sofrendo escurecimento da sua parte interna, principalmente na polpa ao redor das sementes.

Café

Guardar na geladeira seu cafezinho para mais tarde pode ser a sua pior escolha, pois ele pode absorver o aroma dos outros alimentos ali guardados, além da possibilidade de absorver umidade, alterando o seu sabor, textura e ainda a quantidade dos nutrientes. 

Alimentos não perecíveis

Grãos e cereais devem ficar em locais frescos, ventilados, protegidos do calor e da umidade excessiva.


Açúcar e enlatados

Não coloque nenhum deles na geladeira. Isso pode causar o apodrecimento e a perda da sua função. 


Pão de forma e francês

Boa parte das pessoas guarda pão na geladeira e isso é um grande erro, pois em baixas temperaturas ele envelhece mais rápido e perde o sabor. Uma dica é guardar em lugar fresco e seco ou cortar em fatias e levá-lo ao congelador para que seja utilizado posteriormente.

Conserve as comidas do seu dia a dia

Armazenar de forma adequada os alimentos contribui para a correta conservação e manutenção das características nutricionais desejáveis, além de impedir a aceleração das reações químicas que causam o apodrecimento, interferindo na sua alimentação. Além disso, seguir as recomendações acima contribui para que você não perca seu produto e não gaste mais dinheiro comprando outro, evitando o desperdício. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça o catálogo do Fort Supermercados e veja como ele pode ajudar seu dia a dia com uma infinidade de produtos.

E não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais para conferir receitas e dicas de consumo. 

LEIA TAMBÉM